Será que existe uma posição correta para dormir?

Você sabe quais são as melhores posições para ter uma boa noite de sono? Confira as dicas do Dr. Alberto Rafael Jr.

Será que existe uma posição correta para dormir?
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É imprescindível para ter um dia produtivo, uma boa noite de sono. Para começar, o bom sono passa pela escolha correta do colchão. Algumas pessoas apresentam problemas crônicos de coluna e necessitam um colchão especial. Escolhido então o colchão, passamos para a postura.

Um fator importante, para alcançar o “sono dos deuses”, é uma postura correta na hora de dormir, afinal uma noite de sono dura em média de 6 a 8 horas, por isso é fundamental que durante esse período as articulações, especialmente da coluna, não sejam sobrecarregadas.

Durante o sono, perdemos o controle da musculatura e para minimizar problemas mais sérios é essencial preocupar-se com a postura correta durante toda a noite. Além dos problemas e dores nas regiões cervical, torácica e lombar, a boa postura é importante para evitar pequenos despertares que interrompem o ciclo do sono e não permitem que o indivíduo percorra todas as fases até atingir o estágio profundo. É justamente nesse estágio, que acontecem as principais funções do sono, como: a regeneração celular, a produção de hormônios, o fortalecimento do sistema imunológico e a consolidação da memória e do aprendizado.

De acordo com os especialistas, a posição ideal para dormir seria a lateral, onde a coluna fica perfeitamente alinhada, o que facilita a circulação do sangue e os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos demais órgãos do corpo, além de manter as vias aéreas abertas diminuindo as chances de ronco e mantendo uma respiração mais tranquila.

Para manter a coluna alinhada na posição lateral, a dica é utilizar dois travesseiros, sendo um para a cabeça, preenchendo o espaço entre ela e o colchão, formando um ângulo de 90 graus, e outro entre os joelhos, mantendo-os afastados e evitando a rotação da coluna lombar. 

Outra posição que também oferece benefícios é a posição de barriga para cima, o ideal é manter os joelhos semiflexionados e usar um 2º travesseiro embaixo deles.

No entanto, esta posição não é indicada para quem sofre de apneia do sono, já que favorece o ronco.

Dormir de bruços ou de barriga para baixo é a posição menos indicada para dormir. Deitando dessa maneira, a coluna fica torta, pois é preciso virar o pescoço para poder respirar. É comum que as pessoas que dormem desse jeito acordem com dores de cabeça.

Ao colocar um travesseiro fino e macio em baixo do abdômen, a coluna ficar melhor apoiada, mas não é indicado dormir toda a noite nessa posição para proteger a coluna.

Vale ressaltar que além dos benefícios ósseos, musculares e articulares, a posição de dormir influencia no ronco, no refluxo e favorece até mesmo as rugas.

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