Limpeza doméstica pode causar dores no corpo

Dr. Alberto Rafael Jr. é graduado em Fisioterapia (CMMG - BRA) e Graduando em Medicina (UDABOL - BO); Especialista em Geriatria e Gerontologia (UFMG - BRA) e colunista semanal no Balcão News.

Limpeza doméstica pode causar dores no corpo


Algumas pessoas realizam as tarefas de limpeza da casa sem grandes problemas, mas a grande maioria sofre só de pensar em limpar a casa. Além da preguiça, se o serviço for pesado, a limpeza se torna um sinal de dores por todo o corpo no dia seguinte.

São comuns as queixas durante a realização de atividades domésticas, como: cozinhar, limpar a casa, lavar roupas e cuidar do jardim.

Se você cuida da limpeza da casa, ou conhece alguém que realiza essa tarefa doméstica, é muito importante saber quais são as melhores formas e posições para  evitar problemas crônicos e lesões.

CONFIRA NO BALCÃO: Como prevenir a dor lombar

A parte do corpo mais exigida na limpeza doméstica é a coluna, sendo também muito sobrecarregados os ombros, cotovelos e joelhos. Realizar uma tarefa doméstica pesada sem ter cuidados com o corpo pode gerar problemas musculares, como a fadiga dos músculos, câimbras e tendinite, além de dores nas costas, inflamações na altura do nervo ciático ou crise de hérnia de disco. Por isso, uma postura correta deve ser funcional e equilibrar os músculos e ossos durante a movimentação a fim de proteger essas estruturas. 

Aprenda qual é a postura ideal na hora de realizar as obrigações do lar.

LEIA TAMBÉM:

O que é ESG e qual a sua importância em uma carteira?

Por que é tão difícil mudar nossos hábitos?

Sono, saúde e nutrição

Super receita: Carpaccio de camarão com purê de manjericão e coulis de manga

Witbier: Uma belga que é a cara do Brasil!

A bermuda se torna item chave no seu armário