Como prevenir a dor lombar

Dr. Alberto Rafael Jr. é graduado em Fisioterapia (CMMG - BRA) e Graduando em Medicina (UDABOL - BO); Especialista em Geriatria e Gerontologia (UFMG - BRA) e colunista semanal no Balcão News.

Como prevenir a dor lombar
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A dor lombar, ou lombalgia, é queixa comum em indivíduos de todas as faixas de idade. Ela é considerada a maior causa de incapacitação no mundo, além de ser o segundo motivo mais frequente de faltas no trabalho. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) 7 em cada 10 pessoas, ao longo da vida, vão sentir algum tipo de dor nas costas.

Os casos mais comuns são os casos de contraturas mecânico-posturais (distensões e entorses), resultantes de movimentos bruscos ou de mau jeito na hora de pegar e levantar objetos pesados, por exemplo.

Alguns fatores como o envelhecimento, sedentarismo, tabagismo, erros de postura, obesidade e perda de massa muscular também podem ser a causa da dor lombar. Saber identificar a causa do mal-estar é a melhor forma de encontrar a solução ideal para cada indivíduo. A partir dessa identificação o analgésico e os exercícios fisioterapêuticos poderão fazer parte do tratamento. Mas o ideal é sempre sob prescrição de um especialista.

Erroneamente, muitos pacientes acreditam que a dor nas costas aparece só pelo sedentarismo ou só pela falta de atividades, mas alguns pacientes apresentam fraturas e contraturas decorrentes do exagero na prática de esportes (muitas repetições de movimentos que envolvem a lombar, como abdominais, pode vir a sentir dor).

Veja como prevenir dores na lombar:

  • Mantenha o peso sob controle;
  • Pratique exercícios de alongamento regularmente;
  • Faça 30 minutos de atividade aeróbica moderada (caminhada, bicicleta, hidroginástica) ao menos três vezes por semana;
  • Fortaleça os músculos do tronco com exercícios adequados ao seu nível de condicionamento;
  • Evite ficar muito tempo na mesma posição (sentado ou em pé); levante-se e movimente-se a cada hora;
  • Não fume;
  • Cuidado quando for levantar peso: você deve flexionar os joelhos, usar a força do abdômen e das coxas e manter o objeto próximo ao corpo. Nunca tente alcançar algo no chão descendo o tronco com as pernas estendidas;
  • Procure formas de administrar situações de estresse;
  • Prefira colchões firmes.

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