Conheça Orval - Uma Belga de respeito

Conheça Orval - Uma Belga de respeito
Conheça Orval - Uma Belga de respeito


Olá Lupuladas e Lupulados! Problemas de percurso fizeram que essa semana fosse “Sabadar”! Mas já que tivemos que atrasar a coluna, que tal fazer ela em grande estilo? Para quem me conhece, sabe que esse final de semana a Formula 1, da qual sou fã, volta para a segunda metade da temporada com o Grande Prêmio de Spa-Francorchamps, na Bélgica. Para celebrar o final de semana, que tal uma Belga de respeito?

Escolhi então uma autêntica cerveja trapista, a Orval, que é produzida dentro da “Abadia de Orval”, abadia que possui uma história fantástica. O mosteiro é o único, entre os trapistas, que atualmente produz apenas uma cerveja. Mas convenhamos, para quem conhece ela, precisa de mais? Hehe! O surgimento da cervejaria Trapista Orval está totalmente relacionado com a reconstrução da lendária edificação do mosteiro. Para isso, se liga nessa thread...

A história inicia em 1070, quando os primeiros monges chegaram do sul da Itália e se instalaram no local, mas a obra só foi concluída em 1124 por outros monges da Comunidade de Cânones. Em uma série de tragédias, no ano de 1252, a abadia foi destruída por um incêndio. Recuperada quase um século depois, em 1637, no auge da Guerra dos Trinta Anos, tropas francesas destruíram o mosteiro mais uma vez.

Ele se recuperou novamente e depois de um longo período de prosperidade – aproximadamente um século e meio – o mosteiro foi novamente saqueado e incendiado por tropas durante a Revolução Francesa. Seus membros se espalharam e por mais de um século as muralhas de Orval ficaram abandonadas.

Existe uma grande lenda de que uma viúva chamada Mathilda de Tuscany, que sem querer deixou sua aliança cair em uma fonte, rezou, e uma bela truta apareceu na superfície da fonte com sua aliança na boca e a salvou. Com isso, ela acreditou que a fonte era um vale de ouro, e assim surgiu o nome da “Abadia Orval”. E por isso a imagem da truta com o anel na boca se tornou o elemento principal do rótulo da cerveja. Mas fato é que em 1931, iniciou-se a fabricação da cerveja Orval dentro da abadia, e seu objetivo de arrecadar fundos para a sua reconstrução da Abadia.
O mosteiro foi reconstruído e a atual versão da cerveja vendida em barris, em vez das garrafas de hoje. Ela foi a primeira cerveja trapista a ser vendida em toda Bélgica. Tal como as outras cervejarias trapistas, a cerveja é vendida para apoiar financeiramente o mosteiro e algumas outras boas causas. O lucro da venda da cerveja é distribuído para instituições de caridade e para o desenvolvimento da comunidade na região.

Enfim, a cerveja Orval é uma bela belga trapista e um verdadeiro ícone cervejeiro. Sua grande característica é ser uma cerveja aromática e bastante seca no final. Em sua receita possuem leveduras que trazem complexidade às suas notas de nozes, toffee e mel. Existe um marcante dry hop na etapa de maturação que resultam em amargor intenso, mas equilibrado ao final. Apesar de ser uma rotulo único, visitando o mosteiro, é possível encontrar uma versão exclusiva (nunca bebi!), produzida pela diluição da cerveja Orval com 3,5% de teor alcoólico, a Petit Orval.
Comprar a Orval normalmente não é dos maiores desafios trapistas. Sites como Cerveja Box (@cervejabox), Beershop (@beershop) e Nono Bier (@nonobier) são portais que você consegue. Não assuste com o preço da garrafinha, rsrsrs! Se topar, aproveite e cheers!

As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião do portal Balcão News.

LEIA TAMBÉM:

Regras mais claras devem impulsionar retomada de Food Truck em BH

O que você precisa saber sobre ergonomia na cozinha

Coluna Alma Alvinegra: Contra tudo e contra todos, continuamos na luta

A democracia contra-ataca

Os impactos da pandemia na vida do Jornalista Esportivo

Autonomia infantil é a chave para adultos independentes e criativos

Super receita de suco detox e seus benefícios para a saúde

Coluna Squadra Celeste: Enfim, alvíssaras!

Bacalhau a Lagareiro, uma ótima opção para os amantes desse peixe