Stout – Seja Bem Vindo ao Lado Escuro da Cerveja

Stout – Seja Bem Vindo ao Lado Escuro da Cerveja


Sextou bem gelaaaaaado nessa semana né Lupulados e Lupuladas?! E para animar o final de semana, que tal uma cerveja com a cara do inverno. Paixão do meu pai e terror do meu sogro, a cerveja Stout é um estilo que geralmente agrada muito os paladares cervejeiros mais críticos. Vamos conhecer um pouquinho desse estilo que possui uma variedade enorme de possibilidades, mas apenas uma certeza. Você conheceráo lado escuro das cervejas.

A cerveja Stout tem origem nas Ilhas Britânicas, mais especificamente na Irlanda e ela está ligada diretamente ao que pode ser considerada seu estilo “mãe”, a Porter. As cervejas do estilo Porter surgiram em Londres no século XVIII e seu nome está diretamente relacionada aos trabalhadores braçais do porto, também conhecidos como os “porters” e que consumiam em abundância seu estilo, rsrs. Após um dia de trabalho pesado, eles estavam loucos por uma cerveja forte e potente. E o estilo que saciava a sua sede, mas ao mesmo tempo os alimentava, aquecia e os deixavam prontos para mais uma jornada era exatamente essa cerveja escura.

As características de uma cerveja Stout são aos olhos de uma bebida de aparência bem escura, que pode variar de marrom escuro até preto brilhante ou opaco. Possui uma espuma cremosa, mais bronzeada, espessa e bem consistente. A coloração escura é devido a adição de maltes extremamente torrados. No olfato, percebe-se, e muito, as notas de malte tostado, chocolate e café, sendo que em alguns rótulos com extrema evidência (é sensacional sentir isso!).

Em relação ao paladar, as cervejas stouts normalmente apresentam corpo médio, mas que podem chegar a dar uma sensação de cremosidade a boca. Seus sabores são torrados e pode-se perceber semelhanças com a café e cacau. Geralmente são mais secas e o amargor é médio, quase pouco notado em razão do dulçor do malte.
Dentro do estilo existem variações como a Dry Stout que possui cor preta bem fechada e uma formação de espuma branca e cremosa. A Guinness (@guinness) é o grande exemplar do estilo e cultuada em todo mundo. Temos as cervejas Sweet Stout que possuem um perfil mais adocicado. Elas apresentam médio corpo e baixo amargor. Facilmente você encontrará chocolate nas receitas, que contribuem para um dulçor mais pronunciado. Baden Baden (@cervejabadenbaden) Chocolate seria um belo exemplo.

Mas um grande clássico das Stouts são as Russian Imperial Stout, versões mais intensas, com forte amargor, mesmo que equilibrado com dulçor, corpo bastante intenso e principalmente alto teor alcoólico.  As Russian Imperial Stout têm esse nome por terem sido cervejas apreciadas pela corte russa no século XVIII. Reza a lenda que o czar russo da época visitava com certa frequência o Reino Unido e sempre bebia cervejas ale. Se tornou então grande admirador do estilo e começou a enviá-las para a corte russa, com objetivo de serem consumidas durante o rigoroso inverno.  

Elas então atravessaram o Atlântico e séculos depois, chegaram nos Estados Unidos. Os norte-americanos, exemplares inovadores em cerveja, se tornaram especialistas na produção na produção do estilo e hoje as Russian Imperial Stout de lá conseguem ser ainda mais intensas e saborosas que as britânicas e com uma potência no teor alcoólico, que pode chegar à casa dos 13% em alguns rótulos.

Mas nosso destaque de hoje e a indicação Mais Um Lúpulo para o final de semana é o remake da Plata o Plomo, Cascadian Dark Ale da Cervejaria Capapreta (@cervejariacapapreta) e detentora de duas medalhas no estilo American Stout em torneios reconhecidos internacionalmente. Ela está disponível em Limited Lot no app da cervejaria e é uma cerveja com drinkability extraordinário, onde combina notas potentes e maltadas com o chocolate e café, criando um paradoxo com lúpulos americanos sem igual. É pedir, deliciar e partir pro abraço! Cheers!

LEIA TAMBÉM:

Liminar derruba planos para disseminação da Ideologia de Gênero pela PBH

Descubra o segredo para melhorar sua postura

Coluna Alma Alvinegra: A força de Hulk contra os baianos

A saúde mental merece atenção especial em Tóquio

Entendendo os saltos de desenvolvimento

Como fazer a leitura de rótulos de alimentos e a importância disto para uma alimentação saudável

Saiba as indicações de uso das lentes gelatinosas multifocais, uma alternativa segura e confortável

Coluna Squadra Celeste: Pede pra sair