A saúde mental merece atenção especial em Tóquio

Simone Biles e Naomi Osaka levantam o debate nos Jogos Olímpicos

A saúde mental merece atenção especial em Tóquio
Reuters


Por Rayllan Oliveira

A ginasta americana Simone Biles, maior estrela da modalidade, desistiu de disputar a final individual geral da ginástica artística nas Olimpíadas de Tóquio 2020. A atleta de 24 anos, favorita ao ouro, decidiu se retirar da disputa para preservar sua saúde mental. Naomi Osaka, maior esportista do Japão e responsável por acender a pira olímpica na abertura do evento, justificou sua eliminação precoce por não saber lidar com tal pressão. A japonesa disse ter crises de depressão desde 2018.

Duas atletas de altíssima performance. Dois grandes ícones do esporte que colocam em pauta a necessidade da atenção à saúde mental. Diante do bem-estar, até o maior evento do mundo passou a ser secundário. 

A decisão de coragem da americana e as consequências enfrentadas pela japonesa nos levam a refletir aquilo que já sabemos, mas que por vezes ignoramos: somos muito mais que um corpo, que uma conquista e que um prestígio. E que por mais que os cuidados e as conquistas sejam necessários, não vale a pena que a nossa vida se torne um encadeado de preocupações com o físico, com o trabalho e com a imagem. Adoecer a nossa mente é também aniquilar a nossa alma.

Na história do esporte, alguns nomes se eternizaram  para além da performance. Foi assim com o velocista americano Jesse Owens, com o etíope Abebe Bikila, com a maratonista suíça Gabrielle Andersen-Scheiss, entre outros. Hoje, Simone e Naomi se aproximam deste seleto grupo. Isso porque alertam ao mundo pandêmico que, para além da alegria dos Jogos, há muitas dores vagando, muita gente chorando - mesmo quando as lágrimas escondem. Há pessoas perdidas, mesmo em seus caminhos. Alguns assustados, outras mais passivos. Mas quase todos reféns de suas vulnerabilidades. 

O esporte, quase sempre livre e revolucionário, é também paciente de um mundo doente.

LEIA TAMBÉM:

Entendendo os saltos de desenvolvimento

Como fazer a leitura de rótulos de alimentos e a importância disto para uma alimentação saudável

Saiba as indicações de uso das lentes gelatinosas multifocais, uma alternativa segura e confortável

Coluna Squadra Celeste: Pede pra sair

Que o Lúpulo lhe conserve

Datena. Uma vergonha para todos nós

Quatro dicas infalíveis para melhorar a postura na hora de estudar

Coluna Alma Alvinegra: O atleticano em êxtase

Quando o combate à corrupção já não importa