Desmistificando o descolamento de retina

Desmistificando o descolamento de retina 02 Foto Freepik Desmistificando o descolamento de retina 02 Foto Freepik
Desmistificando o descolamento de retina. Foto: Freepik.

Desmistificando o descolamento de retina

(Dr. Aquiles Gontijo – Oftalmologista do Instituto de Olhos Minas Gerais e da Santa Casa BH, especialista em retina cirúrgica, catarata e uveíte).

Comumente associado a pessoas com alta miopia, idade avançada e diabéticos, o descolamento de retina pode ocorrer em qualquer fase da vida e por outras razões, como traumas perfurantes ou contusos – pancada sem corte –, veias que entopem no fundo do olho e inflamação resultante de infecção como a toxoplasmose.

Seu principal tipo é o regmatogênico, de causa inespecífica, e surge quando há uma rotura, um rasgo na retina por uma tração do “gel” intraocular (humor vítreo). Por esta rasgadura, o líquido intraocular se infiltra embaixo da retina e a desprende progressivamente.

O aumento de moscas volantes é o primeiro indício de que o gel (vítreo) se descolou da parede do globo ocular, por isso é necessário buscar a orientação médica e realizar um exame de mapeamento de retina, a fim de verificar se houve alguma rotura. As moscas volantes são como pontos pretos que parecem se mover no campo da visão e são mais perceptíveis em ambientes com vapor, dias nublados e com neblina. Alguns pacientes podem enxergar ainda flashs luminosos mesmo estando em um local escuro, que é outro sinal de que possa haver uma rotura.

Com o avançar do descolamento de retina, nota-se uma sombra que evolui até atingir o centro da visão, causando uma importante baixa acuidade visual. Felizmente os tratamentos avançaram consideravelmente, sendo possível reverter o problema mediante o diagnóstico precoce. Quando há apenas rasgadura de retina, sem descolamento, as alternativas são o laser, que aumenta a adesão da retina no ponto de ruptura, ou a crioterapia, que congela a retina no ponto do rasgo.

Quando há o descolamento, a recomendação é a cirurgia de vitrectomia e/ou introflexão escleral (faixa de silicone), com excelentes resultados desde que seja feita precocemente. A parede de onde a retina se desprende nutre as células responsáveis por captar a luz e por isso, com um descolamento prolongado, podemos vir a perder a visão. Para prevenir essas e outras condições, volto a lembrar da importância de consultas regulares com o oftalmologista.

Dr. Aquiles Gontijo

Oftalmologista do Instituto de Olhos Minas Gerais e da Santa Casa BH, especialista em retina cirúrgica, catarata e uveíte.

Leia mais:

ALONGAMENTO DE CÍLIOS PODE CAUSAR DANOS AOS OLHOS

NÃO COCE OS OLHOS

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade