4 mitos e verdades sobre a FISIOTERAPIA

4 mitos e verdades sobre a FISIOTERAPIA


Fisioterapia é uma ciência da saúde aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas. Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, cinético-funcionais (da biomecânica e funcionalidade humana) decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos. Vejamos alguns mitos y verdades sobre essa ciência:
 

1- Fisioterapeuta faz o mesmo que massagista = MITO!

O trabalho desenvolvido pelo fisioterapeuta vai muito além de massagens. Após receber a formação a nível superior, esse profissional é capacitado a diagnosticar, prevenir e tratar os distúrbios do movimento humano. As massagens utilizadas por fisioterapeutas contribui na retomada dos movimentos cotidianos, incentivando a circulação e a recuperação de músculos e ligamentos.

2- Estresse é fator que desencadeia dores nos músculos e articulações = VERDADE!

O estresse tem sido uma das principais razões das dores musculares e articulares, porque a tensão do músculo sobrecarrega a articulação, deixando o corpo mais tenso a ponto de causar dolorosos espasmos. Em geral, pescoço e costas são as regiões mais afetadas.

3- A mudança do clima influencia na sensação de dor em uma lesão = VERDADE!

Essa questão é complexa, pois ocorre somente em algumas pessoas. Um dos motivos que justifica essa sensação se refere à pressão atmosférica: articulações que já sofreram ou são propícias a edemas têm as terminações nervosas dos tecidos estimuladas com a queda na pressão atmosférica. Surge, então, a dor, que pode ser causada também pela queda de temperatura - as mais frias são responsáveis pela vasoconstrição, afetando as terminações nervosas e provocando sensações incômodas.  

4- Fisioterapia pode ser feita sem acompanhamento = MITO!

Não é possível fazer fisioterapia sem o direcionamento de um profissional capacitado. Cada paciente é único e os síntomas podem ser diferentes mesmo se tratando de uma lesão parecida. Realizar os exercícios de forma errada pode intensificar o grau da lesão. Logo, não devem ser repetidos os exercícios que seu amigo aprendeu na fisioterapia.

LEIA TAMBÉM:

Coluna Alma Alvinegra: Ser atleticano é bom demais

O golpe já foi dado - Precisamos reagir

Alimentação saudável, crianças saudáveis!

Expectativa do torcedor na volta da torcida a arquibancada

Coluna Squadra Celeste: Os mesmos erros

Braciola suína glaçada em geléia de damasco com musseline de pequi

Lagunitas – A IPA que conquistou o Brasil

Você é americano, atleticano ou cruzeirense?

A boçalidade da velha política de Kalil