Como evitar dores na coluna durante as viagens de avião

Como evitar dores na coluna durante as viagens de avião

Se a viagem vai ser longa, devemos ter um cuidado especial com as posturas.  Eles devem ser adequados e naturais e devem ser trocados de vez em quando para evitar desconforto ou contraturas.

Há momentos que são fundamentais e devem ser levados em consideração:

- A primeira é quando estamos em casa terminando a mala. 

A partir deste momento, devemos pensar que nossa coluna esta fazendo movimentos constantes, curvando-se com freqüência e nem sempre da maneira mais adequada.  Terminada a mala, começam os momentos de esforço para a coluna em que devemos sempre manusear as malas com a coluna reta, dobrando os joelhos ao abaixar e pedindo ajuda, se possível, se o peso for excessivo.

- Um segundo momento ocorre quando chegamos ao aeroporto, desde a saída do carro até o carregamento das malas. 

Existe um alto estado de ansiedade e geralmente estamos com nossa família, nossos filhos nos braços ou corremos de um lugar para outro e precisamos fazer movimentos mais abruptos que o normal desde o momento em que baixamos as malas do carro até que as levantamos. Uma forma de evitar que todo o peso caia na nossa coluna é dobrar os joelhos para levantar qualquer peso, encontrar e agarrar bem as alças, levantar e colocar o peso na balança.

- Um terceiro momento de tensão nas viagens aéreas ocorre quando entramos no avião e temos que colocar nossa bagagem de mão nos compartimentos que ficam no alto. 

Esse movimento deve ser feito com calma e ciente de como usar nosso corpo.  Na maioria das vezes queremos ser ágeis, nós levantamos as malas, colocamos e fechamos.  A primeira coisa a ter em conta é que as posições dos compartimentos altos não são cómodas, não estamos habituados a fazer esse movimento, portanto, o que temos que fazer é levantar a mala, colocá-la talvez no assento e depois ir levantando aos poucos, flexiona o corpo e levanta a mala;  é claro que o avião não vai partir sem que estejamos sentados.

 - O último momento é quando você sai do avião.        

Chegamos ao nosso destino e vamos procurar as nossas malas nas esteiras giratórias e vemos as pessoas irem de um lado para o outro, esperamos pela nossa mala, enquanto começamos a sentir angústia com a nossa bagagem, até a vermos.  Não sabemos segurá-la e esquecemos de fazê-lo da maneira correta, com os joelhos levemente dobrados e usando a inércia da mesma esteira para nos ajudar a baixar a mala até o chão tentando não fazer toda a força com a coluna.

A conscientização corporal vai garantir que a nossa viagem de avião seja agradável e nos ajudará a evitar dores na coluna.

LEIA TAMBÉM:

Coluna Alma Alvinegra: É hora de foco, e olho no sistema

Cegos pelo medo e pela ignorância

Campeonato Mineiro começa neste sábado com novidades

A influência da tecnologia no desenvolvimento infantil

Coluna Squadra Celeste: Nem tudo é o que se vê

Conheça Tiger, a Nova Aposta da Heineken no Brasil

Você não é amigo do seu filho? Que bom!