Copo Weizen - A Beleza de Uma Taça Campeã

Copo Weizen - A Beleza de Uma Taça Campeã


Boa sexta para todos os Lupulados e Lupuladas! Hoje vamos falar de uma figura icônica do universo cervejeiro. Posso inclusive dizer que ela tem importância fundamental na minha iniciação como apaixonado por este mundo repleto de água, malte, lúpulo e leveduras. Creio que por volta de 2002/2003, umas das primeiras cervejas “artesanais” de fácil acesso ao mercado foi a Bohemia Weiss (@cervejariabohemia). Lembro de ir em bares que tinham ela e me encantar com o processo de servir aquela garrafa inteira naquele copo maravilhoso.


Quando foi 2007, fui com alguns amigos para a Oktoberfest em Blumenau e lá descobri uma cerveja recém incorporada ao portfólio da Ambev, chama Franziskaner (@franziskaner.weissbier). Uma legítima cerveja de trigo alemã, trazia um sabor acentuado de malte e aroma frutado muito mais agradável que a Bohemia que estava até então acostumado. Na época virou meu xodó!
Inclusive tem uma história espetacular dessa cerveja. Tendo ela como uma das minhas prediletas, em 2012, durante minha viagem de lua de mel na Toscana (ITA), fomos passar um dia numa das simpáticas e acolhedoras cidades da região, chamada Colle di Val d’Elsa. Logo no inicio do passeio me deparo com uma linda pracinha, repleta de arvores, muita sombra e várias mesas. Era um convite para um pit-stop.

Quando de repente, olho para mesas e lá estava ela. Taças enormes e maravilhosas, com uma reluzente cerveja dentro e a logo de um simpático monge. Não acreditei que eram Franzikaner e ainda por cima chopp. A parada foi inevitável e o melhor estava por vir. Ao final do passeio, misturando portunhol com italiano de turista e inglês de 5ª categoria, fiz uma oferta de compra da taça Weizen (até então nunca havia visto dela no Brasil) e fui presenteado pelo simpático dono bar ouvindo a frase que entrou como musica nos meus ouvidos: No, no! Va bene! Imaginem a aventura para voltar com isso na mala!

Mas vamos falar então desse copo que para mim, é dos mais bonitos e certamente é destaque na prateleira de qualquer colecionador. A Taça Weizen é o copo indicado, como o próprio nome já diz, para cervejas do tipo Weiss, também conhecidas como as de trigo. O seu formato permite que se destaque o colarinho que se forma à medida que as cervejas são servidas.

Ela é uma taça bastante alta e seu tamanho é justificado pela necessidade de servir todo o conteúdo da garrafa (normalmente 500ml) de uma só vez, para garantir a homogeneização do fermento. Possui a boca grande, sendo ideal para dar evidência a concentração de aromas e a espuma, como manda a tradição do estilo.
De marcas diferentes e detalhes bem distintos, as Taças Weizen certamente fazem diferença e chamam a atenção de qualquer amante do universo cervejeiro e apaixonado por copos. Se você ainda não tem, faça o favor de procurar uma para você! Cheers!

LEIA TAMBÉM:

4 mitos e verdades sobre a FISIOTERAPIA

Coluna Alma Alvinegra: Ser atleticano é bom demais

O golpe já foi dado - Precisamos reagir

Alimentação saudável, crianças saudáveis!

Expectativa do torcedor na volta da torcida a arquibancada

Coluna Squadra Celeste: Os mesmos erros

Braciola suína glaçada em geléia de damasco com musseline de pequi

Lagunitas – A IPA que conquistou o Brasil

Você é americano, atleticano ou cruzeirense?

A boçalidade da velha política de Kalil