Do Pub à piscina: o copo Pint e sua versatilidade

Saiba mais sobre este item que virou febre neste verão com os pints térmicos da Stanley.

Do Pub à piscina: o copo Pint e sua versatilidade
redutea
banner redutea
banner redutea

Por Flávio Vouguinha

Sextou lupulados e lupuladas! E hoje vamos falar de um item primordial para qualquer cervejeiro: Copo! Talvez um dos modelos mais tradicionais e relevantes do mundo, o copo Pint é figurinha carimbada em bares e pubs de todo mundo e, principalmente, nos últimos meses, virou febre na mão dos cervejeiros com sua versão térmica da marca americana Stanley.

Esse tipo de copo se popularizou nos pubs irlandeses, ingleses e alemães no século passado. E a origem do seu nome vem da unidade de medida que corresponde a 568 mililitros na Inglaterra e 473 mililitros no Estados Unidos (medida que se popularizou no Brasil também). Você também poderá vê-lo sendo chamado de Becker e ele foi idealizado para comportar uma grande quantidade de cerveja e saciar a sede dos cervejeiros.

Sua versão mais comumente vista, apresenta um anel mais saliente em seu topo e pode ser chamado de English Imperial Pint ou Nonick. Uma curiosidade é que esse anel foi incorporado ao modelo por volta de 1960 para facilitar o empilhamento de copos, evitando que eles ficassem presos e quebrassem, facilitando assim seu uso no dia a dia dos Pubs.

Mas temos os demais modelos que são do tipo Irish Imperial Pint, sendo o copo da Guinness sua versão mais icônica. Outras derivações que surgiram com objetivo de atender a todos os públicos, até aqueles que preferem beber mais devagar, são as versões half-pint e third-pint, com metade e um terço da quantidade padrão.
E uma novidade que se destacou em 2020 e virou febre nesse último verão foram os pints térmicos da Stanley (@stanleypmibrasil). A marca americana foi criada em 1913, quando William Stanley Jr. começou a fabricar as garrafas térmicas de aço isoladas a vácuo. Alguns anos depois, a marca e seus produtos ficaram conhecidas por serem usadas pelo exército americano durante a 2ª Guerra Mundial. Diz a lenda que os soldados traziam de volta as mesmas garrafas que levaram e elas ainda funcionavam, mesmo após terem passado pelo campo de batalha. Para a reputação da marca isso foi uma grande vitrine, afinal, se as garrafas resistiram à guerra também resistiriam para os tombos do dia-a-dia.

O copo Stanley não necessariamente é um copo de cerveja e pode ser utilizado com outros tipos de líquido, pois realmente possui um efeito espetacular em conservar a temperatura, sendo cerca de 4,5 horas bebidas geladas. Mas era o que precisava para ser adotado pelos cervejeiros e o que se viu nos últimos meses foi uma verdadeira febre e hoje ele virou fiel companheiro de quarentena para quem gosta de tomar uma cerveja gelada em casa, num sítio ou na piscina. Se você não tem o seu, clique aqui (https://www.stanley-pmi.com.br/)!

Se já tem, curta sua gelada esse final de semana. Cheers!

LEIA TAMBÉM:

Jeans: uma peça que está sempre na moda

Entenda porque o sedentarismo põe em risco sua saúde

Como investir no exterior

A importância do sono para a sua saúde!

Cuidados redobrados com a saúde dos olhos na pandemia

Uma 'panelinha de cogumelos' para deixar o fim de semana mais gostoso

Cerveja Trapista: Aqui tem selo de qualidade!