Entenda porque o sedentarismo põe em risco sua saúde

Entenda porque o sedentarismo põe em risco sua saúde
Registro feito antes da pandemia.
Entenda porque o sedentarismo põe em risco sua saúde
redutea
banner redutea
banner redutea


O sedentarismo é a falta, diminuição ou ausência de atividades físicas ou atividades simples do dia a dia (caminhar até o trabalho, cumprir tarefas domésticas, etc), e é caracterizado pela gasto calórico reduzido.

Considera-se sedentária a pessoa que gasta menos de 2.200 calorias por semana. Segundo especialistas um indivíduo ativo deve gastar no minimo 300 calorias por dia.

Não pense que só os adultos são considerados sedentários! O sedentarismo infantil vem mostrando resultados negativos e já preocupa bastante os profissionais de saúde. Por conta da facilidade que videogames, tablets e a internet trouxeram para a vida das crianças, elas não são estimuladas a se movimentar e é exatamente aí que vive o perigo. De acordo com a iniciativa “Desenhado Para o Movimento”, crianças de dez anos, por conta do sedentarismo, tinham expectativas de vida menores que a de seus pais.

O sedentarismo é intensificado pelos hábitos da vida moderna. Algumas situações que favorecem o sedentarismo incluem a praticidade em pegar o elevador, estacionar o carro perto do trabalho e o uso do controle remoto.

Você sabe como um estilo de vida sedentário afeta seu corpo?

1- Quando você tem um estilo de vida inativo você passa a queimar menos calorias e isso aumenta a probabilidade de você aumentar de peso;

2- Você pode perder massa muscular e resistência, porque você não usa adequadamente seus músculos;

3- Seus ossos enfraquecem e perdem parte de seu conteúdo mineral;

4- Seu metabolismo pode ser afetado e seu corpo pode ter mais problemas para sintetizar gorduras e açúcares;

5- Seu sistema imunológico pode não funcionar na sua melhor versão;

6- Você pode ter má circulação sanguínea;

7- Seu corpo está propenso a ter mais inflamação;

8- Você pode desenvolver um desequilíbrio hormonal.

CONFIRA NO BALCÃO: Exercícios fisioterapêuticos para pacientes pós Covid-19

O passo mais importante para fugir de uma vida sedentária é aderir às atividades físicas o mais rápido possível e assim aumentar sua qualidade de vida e melhorar a sua saúde.

O tratamento do sedentarismo consiste em fazer exercícios físicos pelo menos 3 vezes por semana, mínimo 30 minutos e, em alguns casos, mudar a dieta. Procure realizar pequenos trajetos caminhando e sempre que possível troque os elevadores por escadas.

Antes de começar, se você tem problemas com o sedentarismo, também é importante que você passe por uma consulta médica, faça alguns exames e cheque com um profissional capacitado  quais atividades não geram nenhum risco a você.

LEIA TAMBÉM:

Como investir no exterior

A importância do sono para a sua saúde!

Cuidados redobrados com a saúde dos olhos na pandemia

Uma 'panelinha de cogumelos' para deixar o fim de semana mais gostoso

Cerveja Trapista: Aqui tem selo de qualidade!

Alfaiataria: um clássico da moda feminina contemporânea, clássica, atemporal, e até mesmo despojada