Sedentário? Não gosta de academia? Conheça o PILATES… uma técnica de exercícios que vai mudar sua vida!

Coluna Dr. Alberto Rafael Jr.

Sedentário? Não gosta de academia? Conheça o PILATES… uma técnica de exercícios que vai mudar sua vida!

Pilates é um sistema de treinamento físico e mental criado no início do século 20 por Joseph Hubertus Pilates.  Seu objetivo é fortalecer o corpo e a mente do mais profundo ao mais superficial, aumentando e unindo dinamismo e força muscular com controle mental, relaxamento e respiração.

 É uma disciplina que combina técnicas de ginástica, balé e ioga.  Inspira-se em critérios médicos relacionados à traumatologia e reabilitação, pois Joseph Hubertus o projetou para solucionar problemas físicos que o afetavam desde a infância.

Não conhece os benefícios de fazer pilates? 

Pode ser praticado tanto em um espaço livre, limpo e confortável com esteira ou em máquinas especializadas.

Alguns dos benefícios de fazer este treinamento são:

- Melhora a postura corporal: ao focar na respiração e no alinhamento da coluna, melhora a posição do abdômen, tórax e ombros.  Alcançando assim uma postura correta em pé, sentado ou andando.
- Flexibilidade muscular: Estes exercícios baseiam-se principalmente no alongamento e alongamento, o que permite o alongamento dos músculos.
- Melhora a respiração: no pilates os exercícios são complementados com a respiração para ajudar a relaxar o corpo e melhorar a aplicação dos movimentos.
- Ajuda a combater o estresse: ao fortalecer o controle mental sobre o movimento, o equilíbrio, a respiração e a força, nosso cérebro suspende as preocupações e ansiedades, reduzindo consideravelmente os níveis de estresse.
- Desenha o corpo: Esta atividade ajuda a modificar e definir o músculo enquanto ele se alonga e endurece.
- Treino sem lesões: permite trabalhar o corpo e tonificar sem riscos enquanto trabalha todos os grupos musculares.

Uma rotina de Pilates pode ser feita em três partes, uma ativação, uma parte central e um desaquecimento:
- Ativação: Prepara o corpo para a atividade a ser realizada, aumentando a temperatura corporal e as diferentes articulações para os exercícios seguintes, que podem ser realizados com mobilidade articular por aproximadamente 5 minutos.
- Parte central: Rotina de exercícios onde são indicados o exercício a ser realizado e o indicador de carga (dividido em séries e repetições).
- Desaquecimento: Consiste em levar o corpo a um estado de repouso, levando em consideração a respiração e o leve alongamento dos músculos.

Estes são alguns dos dados e passos a seguir que você deve saber com antecedência antes de mergulhar nesta atividade.  Lembre-se que mais do que uma rotina de exercícios, pode se tornar um estilo de vida que proporciona relaxamento e tranquilidade.