Menos faladas, blefarite, mosca volante e buraco macular são comuns em idosos 

Os nossos olhos podem envelhecer de forma saudável, por isso mantenha consultas regulares com o oftalmologista da sua confiança.
image 870x580 64668a58ee1d6 1 image 870x580 64668a58ee1d6 1
Mantenha consultas regulares com o oftalmologista da sua confiança. Foto/Freepik..

Os nossos olhos também sofrem alterações fisiológicas com o passar dos anos.

Opacificação do cristalino – lente interna dos olhos, localizada atrás da pupila –, afinamento da esclera – aquela parte branca que reveste o globo ocular – e da conjuntiva – membrana que reveste a esclera –fazem parte de um processo natural de envelhecimento do órgão. 

Presbiopia A famosa “vista cansada” e a catarata são os exemplos mais lembrados pelo senso comum dos efeitos dos anos em nossa visão, mas há outras condições menos faladas e bastante comuns nessa fase da vida, são elas blefarite, moscas volantes e buraco de mácula.

A blefarite ocorre devido à uma inflamação crônica na borda palpebral, muito associada a um excesso de oleosidade, entretanto não é a única causa, é predominante em idosos. Essa inflamação gera uma obstrução de glândulas que produzem a lágrima e, por fim, provoca olho seco, coceira, acompanhada de uma vontade de arrancar os cílios para aliviá-la, sensação de areia. 

A mosca volante surge como um processo natural de envelhecimento do vítreo, gel que se localiza entre a catarata/cristalino e a retina. Neste processo, o gel vai se tornando mais líquido e ficam alguns pedaços mais densos que boiam no seu interior. Podemos ver estes pedaços e interpretamos como se fossem moscas no nosso campo de visão, daí o seu nome, principalmente ao olhar para uma parede branca, o céu nublado ou ambientes com vapor abundante.

Com o tempo, o vítreo se desprende da retina podendo aumentar a quantidade de “moscas” que vemos; neste momento é importante realizar um exame de mapeamento de retina, devido à possibilidade de gerar rasgaduras na retina e buraco macular.

O buraco macular ocorre quando o vítreo fica preso na parte principal da retina e no processo de desprender-se, acaba levando consigo um pedaço nobre dela, causando uma perda importante da visão central. Quando isso ocorre, é necessário fazer uma cirurgia para tentar diminuir ao máximo o tamanho do buraco e manter uma visão satisfatória.

 Encerro por aqui reiterando que os nossos olhos podem envelhecer de forma saudável, por isso mantenha consultas regulares com o oftalmologista da sua confiança. A prevenção é sempre o melhor caminho.

 

Dr. Aquiles Gontijo

Mantenha-se atualizado com as notícias mais importantes

Ao pressionar o botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossos Termos de Uso e as nossas Políticas de Privacidade