Vivenciar a cultura, tradições, modo de viver, entender a história, sentir acolhido e pertencente ao lugar.
Uma experiência de viagem pode ser muito mais do que isso, pode trazer conhecimentos, novas percepções de vida, aprendizados para lidar com situações difíceis, respostas para problemas e coisas que podem literalmente mudar quem você é e consequentemente como você pensa e age.
Há experiências que conseguem superar o que imaginamos, para isso é preciso estar aberto às possibilidades – de aprendizado e conhecimento, ter interesse, ter intenção e alinhar as expectativas criadas com relação aquele momento. E são essas experiências que trouxemos hoje.
Descida de Rapel às margens da Estrada Real
De fácil acesso e águas calmas, a Cachoeira do Bom Despacho é o destino perfeito para vivenciar uma aventura com mais emoção. Em Santa Cruz de Minas (menor cidade em extensão do Brasil, com cerca de três quilômetros quadrados. Para atravessá-la, o morador não percorre nem dois quilômetros) entre São João del-Rei e Tiradentes, uma caminhada na Serra São José, do marco zero até o alto da cachoeira Bom Despacho, o Rapel se inicial em uma aventura ideal para aqueles que gostam de adrenalina, mas sem deixar de lado a segurança.
Circuito Doces da Lapinha
Um caminho doce. A Rota das Doceiras da Lapinha é uma das atrações que compõe o cenário turístico da cidade de Lagoa Santa/MG e é inventariada e registrada como patrimônio imaterial da cidade.
A produção de doces e quitandas da região da Lapinha em Lagoa Santa é uma tradição mineira que remete em grande parte a tradição da gastronomia portuguesa, implantada no Brasil no contexto das grandes fazendas, o que trouxe o hábito da sobremesa, e da comida de passatempo.
O ofício da produção de doces e quitandas da região é uma tradição centenária que exalta a identidade e cultura regional, e que envolve a transmissão dos saberes tradicionais entre as diversas gerações ao longo do tempo, tendo as mulheres da região, como principal fonte de propagação e perpetuação dessa memória.
O roteiro inclui um delicioso café da manhã no Cafofo Café; visitação pelo roteiro detalhado pela Rota das Doceiras, onde é possível visitar os produtores locais, acompanhar e conhecer um pouco mais a respeito da produção de doces, quitandas e artesanatos da região da Lapinha; e a visitação à Casa Fernão Dias.
Pelos Caminhos do Café
O sabor dos cafés da Mantiqueira é nossa indicação de mais uma rota gastronômica. Visitar pequenos produtores de café artesanal, que estão abrindo suas propriedades a turistas para mostrar a complexidade da produção do grão, seus diferentes aromas e sabores, e oferecer degustação, harmonização e passeio pelas plantações, é ter um gostinho da vida rural.
Baependi, Cristina e São Lourenço oferecem a experiência de degustar o café em fazendas históricas, onde o tour inclui almoço mineiro e temático de café. Uma oportunidade de conhecer as extensas plantações, os belos mirantes e vivenciar o processo de produção de café do pé à xícara, além de saborear o delicioso café no local.
Rota do Malte
Água, malte, lúpulo e natureza! A cerveja artesanal também tem belos roteiros para experimentar os mais variados rótulos. E novamente São Lourenço se destaca, com um roteiro que compartilha a experiência da produção dessa bebida que vem conquistando cada vez mais o gosto dos amantes de cervejas artesanais. O destino certo para os amantes cervejeiros, que soma cervejas incríveis e um destino apaixonante.
São cinco cervejarias onde visitante irá conhecer o modo de fazer de cada cervejeiro, aprender sobre processos de produção, degustar harmonizações incríveis e explorar ao máximo a experiência cervejeira.
Rota da Cachaça
Brumadinho, além de ter uma rica história e muitos pontos turísticos, é o lar de algumas das melhores cachaças do Brasil.
Por lá, o turista poderá assistir a verdadeiras aulas sobre o tema, aprender sobre a produção da bebida e conhecer o seu aspecto histórico. Alambiques de cachaça artesanal com todas as suas etapas, desde a colheita da cana, a moenda, a alambicagem e é claro o melhor da história: a degustação. Impossível não se surpreender com essa experiência gastronômica com cachaça!
Mais do que conhecer as etapas de produção e envelhecimento da cachaça artesanal, o turista pode experimentar os sabores e prazeres proporcionados pelo modo de vida privilegiado da encosta da Serra, com beleza cênica peculiar.
Azeites de Aiuruoca
Famosa internacionalmente por ser um santuário ecológico e totalmente místico, Aiuruoca também tem como atração a Rota do Azeite.
A produção de azeites, que antes era associada aos países europeus do Mediterrâneo, vem se tornando uma tendência no Brasil. Em Aiuruoca, os olivais começam a tomar conta das paisagens entre as montanhas e o turista tem a oportunidade de conhecer, em duas horas de visitação, as plantações de oliveiras e caminhar entre elas, aprender sobre a olivicultura e o processo de adaptação dessa árvore ao solo brasileiro, ver como se produz um azeite extravirgem artesanal e como degustar e reconhecer um produto de qualidade, em meio a uma vista deslumbrante das serras ao redor, como o Pico do Papagaio.
Uma experiência agradável, cheia de aprendizados gastronômicos e ambientais.
Estrada Real: Uma Estrada, o seu caminho!
Daniel Magalhães Junqueira
87