Conheça Brewdog – A cervejaria queridinha do nosso Beersommelier

Conheça Brewdog – A cervejaria queridinha do nosso Beersommelier
Conheça Brewdog – A cervejaria queridinha do nosso Beersommelier
redutea
banner redutea
banner redutea


Nosso sextar de hoje é mais que especial Lupulados e Lupuladas! Afinal de contas vamos falar do meu pet predileto, nossa querida Cervejaria Brewdog (@brewdogofficial). Quem segue meu perfil cervejeiro no Instagram @maisumlupulo sabe que ela é figurinha carimbada nas minhas degustações. Conhecida pela qualidade e criatividade nos rótulos e uma identidade marcada pela irreverência e inovação, a Brewdog pode ser chamada certamente de uma das melhores cervejarias do mundo.

A Brewdog nasceu em 2007 na Escócia, em Fraserburgh, criada pelos amigos James Watt e Dickie Martin. Ela recebeu esse nome numa homenagem ao cão de guarda Bracken, desde então mascote da marca. (Por isso a chamo carinhosamente de “meu pet predileto”, rsrs). Seu slogan “Beer for Punks” (Cerveja para Punks) mostra bem o estilo e propósito da marca que são ousadia, criatividade e inovação para criar os melhores rótulos para seus fãs. A Brewdog se destaca pela excelência na escolha dos ingredientes e cuidadoso processo de produção.

Com a missão de tornar as pessoas tão apaixonadas por cervejas artesanais como seus fundadores, em apenas 6 anos de mercado, a Brewdog se tornou a maior empresa escocesa independente e alcançou uma produção de 120 mil garrafas por mês. Esse sucesso a transformou em um fenômeno mundial e a levou inclusive para os noticiários financeiros.

Em 2009, a cervejaria promoveu sua primeira rodada de “equity crowdfunding”. Aliada com o forte posicionamento da marca, nomearam a captação de “Equity for Punks.”. E rapidamente promoveram o que chamam de “maior captação via equity crowdfunding já vista”. Para se ter ideia, em 20 dias captaram, de diversos investidores e 100% online, o referente à £5 milhões! Hoje já foram várias rodadas e estimam-se mais de 100 mil investidores em todo mundo e de acordo com o portal Entrepreneur, seus acionistas da primeira rodada tiveram retorno avaliado em 2.765%. Não consigo nem imaginar ser um destes! Em 2018 a Brewdog estava avaliada em £1,8 bilhões.

Para vocês terem uma ideia de até qual ponto chega a inovação desta marca, em 2018 eles inauguraram o primeiro DogHouse Hotel, primeiro hotel do mundo com uma temática exclusivamente cervejeira. Aberto na cidade de Columbus, no estado americano de Ohio, conta com 32 quartos, todos equipados com torneiras individuais de chope e geladeiras com cervejas artesanais. A DogHouse conta ainda com um spa temático que oferece massagem de cevada maltada e máscaras de rosto feitas com lúpulo. Os banhos de hidromassagem são preparados em barris de madeira, os mesmos utilizados durante o processo de envelhecimento da bebida. O projeto deu tão certo que para 2021 são esperadas mais duas unidades em Manchester, Inglaterra, e Edimburgo, capital escocesa.
Mas e então? Vamos falar de cerveja? Em geral, os rótulos da Brewdog são produzidos inspirados na escola americana. São aromáticas, muito frutadas e florais, não sendo nada enjoativas, e sempre bem lupuladas. Eles fazem questão de não usar aditivos químicos, conservantes artificiais e pasteurização, para manter a complexidade das suas cervejas. Qualidade e sabor diferenciado acima de qualquer coisa.

A Brewdog possui vários rótulos clássicos em seu portfólio, mas recorrentemente vemos lançamentos especiais, co-criações e sazonais. O maior ícone da marca é sem a menor dúvida também a minha predileta: Punk IPA (Sua versão Imperial IPA Double Punk já foi destaque aqui na coluna, clique aqui), uma American IPA clássica, com coloração amarelo brilhante, intenso aroma de frutas tropicais, com amargor médio no paladar e final bastante refrescante. Imperdível. Entre os destaques, chamo atenção para a Hazy Jane, típica Juicy IPA, a Clockwork Tangerine, uma Session IPA com uma deliciosa adição de tangerina e a Elvis Juice, American IPA com um toque de grapegruit.
Por fim, neste ultimo mês tivemos a chegada ao Brasil de 4 novos rótulos que não vão ficar fora do meu setbeer. Temos a Jagged Edge (West Coast IPA), a Duopolis (Double Dry Hopped IPA), Mr President (Double IPA) e pôr fim a Layer Cake, uma curiosa Pastry Stout. Quer saber onde consigo essas preciosidades? Fique de olho nos e-commerce da Clube do Malte (@clubedomalte), Cerveja Box (@cervejabox) ou Todo Vino (@todovinobr).

Um final de semana tão excelente quanto uma Brewdog para todos vocês! Cheers!

LEIA TAMBÉM:

Redução mamária com inclusão de prótese

Bolsonaro ou Lula?

Tendências do passado estão em alta em 2021

7 dicas para uma melhor qualidade de vida na terceira idade

Consciência política - É bom ter

Não justifique suas dificuldades com a facilidade dos outros

Dia Nacional de Combate ao Glaucoma: visitas regulares ao oftalmologista asseguram diagnóstico precoce de doença silenciosa

Já pensou no almoço de hoje? Que tal um fantástico Suflê de Atum!