O mecânico, o médico e o advogado

O mecânico, o médico e o advogado
redutea
banner redutea
banner redutea


Alô a todos.

Tenho visto uma discussão generalizada sobre o que é o que não é serviço essencial. Essencial pra quem? Pra quantos? Por qual ângulo é avaliada uma profissão para o veredito terminal e ser ou não “serviço essencial”. Essencial, todo trabalho é.

É essencial para a economia do país, para algumas, ou muitas pessoas e principalmente para manter e dar sobrevivência e dignidade ao trabalhador brasileiro e suas famílias. É pra tomar a vacina? É essencial. TODOS. Sem distinção. Mas esta é uma premissa ignorada pelas autoridades. É pra pagar conta de luz, água, IPTU, ICMS, internet, consertar seu carro, consertar seu corpo, consertar sua vida... São todos essenciais. O funcionário da CEMIG – Central Energética de Minas Gerais – que faz o corte do fornecimento para quem não paga conta de luz é essencial? Claro. Não pelo que ele é ordenado. Mas pelo ordenado que leva pra casa, para alimentar seus filhos, sua família. Assim como os garçons, que não têm sua profissão considerada como essencial. Os caminhoneiros não são essenciais? Claro que são.

Muitas vezes, fico ruminando sobre a diferença entre ser essencial e ser de confiança. Se você não liga se o profissional é de confiança, experimente a dúvida de saber se o motorista do seu ônibus sabe dirigir ou não. Você tem um mecânico da sua confiança? Se não tem fica à mercê dos picaretas de plantão que vivem com uma linguagem própria da profissão, como piston, injeção, cruzeta, homocinética, bieleta, coxim, que realmente existem, mas você raramente sabe onde ficam, quando está com defeito, quando trocar...

Então essencial MESMO é ter o seu mecânico de confiança, que muitas vezes são honestos e íntegros. Quando é preciso gastar R$2,50 não te fazem gastar rios de dinheiro, porque recebem da casa de peças um “por fora” pelas peças que trocam. Quando a relação cliente-consumidor é harmônica fica mais fácil. E se essa relação é de confiança significa lealdade e satisfação de ambas as partes. Mas você tem um mecânico de confiança? Eles estão em extinção, então, se você tem o seu, agradeça TODOS OS DIAS a Deus. Ele economiza muito por você, dá segurança para sua família e, melhor, não te engana.

Importante DE VERDADE é ter um médico da sua confiança. Ele te fala a verdade, sabe o que diz e sabe a diferença entre um diagnóstico bem feito e uma ressonância magnética desnecessária. Hoje, muitos médicos não entendem o som que ouvem e pedem um “Eco” para descobrir o que há. Isso sem falar também nas instituições onde o médico que atende o paciente pede o exame e ele mesmo realiza, ganhando um “por fora”... Eu tenho os meus médicos de confiança. Irmãos pra falar a verdade, lá de Três Pontas (Abraço Aloísio) e outro em Belo Horizonte. (Minha homenagem ao Roberto Porto Fonseca). Agora se não tem alguém em quem confia, vai ter que esperar... esperar e esperar... Quando chegar a sua vez ainda vai ter que esperar que Deus te brinde com um profissional sério.

Sério mesmo é ter um advogado em quem você confie de verdade. Não um advogado que acredita que tem todo o poder do mundo sobre a sua vida porque um dia te deram uma assistência “pro Bono” como amam dizer, mas que na verdade é aquele trabalho 0-800 como todos nós entendemos. Se você não tem um advogado bacana, pode ter certeza: - Vive assinando contratos caracu – Aqueles em que a outra parte entra com a cara e você... Bem. Bola pra frente. Todo profissional deveria aprender na Academia a se tornar “de confiança”. Isso é ser honesto. Isso é ser grande. Isso é que é ser PROFISSIONAL mesmo. Seja você de qualquer área, de qualquer setor, saiba que o requisito número um é ser, essencialmente uma pessoa em quem se possa entregar o interesse do outro. Garçons, Engenheiros, Faxineiras, Jornalistas, Contadores, Comerciantes, Vendedores, Juízes e Desembargadores, Ministros e Políticos. Se você for da confiança você é essencial. Se for honesto, não é nenhuma honra. É uma obrigação. O que a gente quer é um trabalhador de confiança.

Mas que é difícil é.

Forte abraço.

LEIA TAMBÉM:

Calçados que estão em evidência no outono inverno 2021

Será que existe uma posição correta para dormir?

Selic 3,5% ao ano. E meus investimentos com isso?

'Dr. Google': Ajuda ou atrapalha?

Os olhos também envelhecem: conheça as alternativas para tratar a vista cansada

Limpeza doméstica pode causar dores no corpo

Quer conhecer e experimentar novas cervejas? 'Mais um Lúpulo' te conta!

O tratamento cirúrgico do Bullyng