Pesquisadores criam cola que estanca hemorragia em 15 segundos

Pesquisadores criam cola que estanca hemorragia em 15 segundos

Uma cola que consegue parar a hemorragia em qualquer órgão, independentemente da coagulação. A ideia incrível e mais que necessária para a Medicina, foi desenvolvida por três pesquisadores da Mayo Clinic, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos.

Os cientistas se inspiraram em cracas, animais marinhos que se prendem a inúmeras superfícies, como rochas, fundo dos navios e peixes com o objetivo de se manterem no lugar apesar das condições adversas.

Com a nova cola, a hemorragia consegue ser estancada em apenas 15 segundos, o que poderá salvar muitas vidas.

“Os nossos dados mostram como a cola atinge hemostasia rapidamente de uma forma independente da coagulação. O selo de tecido resultante pode resistir mesmo a pressões arteriais elevadas”, diz Christoph Nabzdyk, M.D., anestesista cardíaco da Clínica Mayo e co-autor do estudo.

Inovação na Medicina

Até hoje, em casos de hemorragia, os cirurgiões utilizavam um material para acelerar a coagulação e estancar o sangramento.

Só que mesmo em casos de pacientes com níveis de coagulação mais rápido, esse procedimento demorava vários minutos.

Já com a nova cola, os estudos pré-clínicos apontaram que o sangramento parava em no máximo 15 segundos após a aplicação da cola.

A cola

O grupo de cientistas pensou em uma pasta para ser útil em casos de hemorragias mais graves, “incluindo em órgãos internos, e em doentes com distúrbios de coagulação ou em anticoagulantes sanguíneos. Isto pode tornar-se útil para o tratamento de vítimas de traumas militares e civis”.

O material utilizado na nova cola é injetável, obtido a partir de óleo repelente de água e micropartículas bioadesivas.

São as micropartículas que se ligam umas às outras e à superfície do tecido depois de o óleo ter proporcionado um local limpo para a ligação. Então, o biomaterial reabsorve lentamente ao longo de um período de semanas.

Com informações de Socientífica

O post Pesquisadores criam cola que estanca hemorragia em 15 segundos apareceu em Só Notícia Boa.