Quatro principais erros realizados durante o alongamento

Quatro principais erros realizados durante o alongamento
redutea
banner redutea
banner redutea


O alongamento é fundamental na vida de qualquer pessoa e há muitos benefícios em praticá-lo. Quando alongamos os músculos melhoramos nossa flexibilidade — capacidade de uma estrutura muscular esquelética em se estender (esticar).

No alongamento, há um estiramento das fibras musculares e aumento do fluxo sanguíneo na região, o que contribui para o aumento de seu comprimento. Quando treinados com frequência ocorre uma adaptação fisiológica em longo prazo. Um músculo flexível é capaz de gerar mais força. 

Vemos agora os erros mais comuns relacionados com os alongamentos… 

  • Alongar antes de aquecer

O alongamento é recomendado para relaxar os músculos e melhorar a flexibilidade das articulações. Alongar o músculo é essencial, mas não é capaz de preparar o corpo para atividades físicas, pois não promove o aumento da frequência cardíaca, da temperatura corporal e da taxa metabólica. Para isso, invista em um exercício aeróbico leve.

  • Se não dói não está bom

O conceito está completamente equivocado quando se trata de alongamento muscular.  A dor é uma experiência super subjetiva, mas é preciso se conhecer e reconhecer os limites do seu corpo. O estímulo deve gerar um pequeno desconforto, não dor.  Realize os movimentos até sentir a tração muscular que indica que suas fibras estão no limite. Ao atingir esse ponto, mantenha a posição por 20 segundos, sem forçar o corpo. 

  • Sustentar o movimento por muito tempo

Sobrecarregar as fibras musculares por mais de 1 minuto pode comprometer sua performance. Um alongamento mantenido por 30 segundos será mais que suficiente.

  • Não respirar enquanto alonga

A respiração é imprescindível durante todo o treino, mas muita gente tem o hábito de prender a respiração. Porém, quando prendemos a respiração durante o alongamento, acabamos deixando os músculos ainda mais contraídos, prejudicando a capacidade de relaxar o músculo e alongar de forma efetiva. Por isso, quando for alongar, comece com uma inspiração profunda, depois expire devagar e vá alongando, pois respirar de forma lenta e profunda evitará uma tensão muscular. Você também pode contar o tempo em voz alta, pois é uma forma de não prender a respiração durante a movimentação.

LEIA TAMBÉM:

O turbilhão atleticano, um quebra cabeça para Cuca

A guerra das vacinas

É um bom momento para comprar ações? Três formas de saber se uma ação está cara ou barata

O pré-natal masculino: a porta de entrada para a paternidade

A Taça das Taças: Conheça a Teku, Xodó do Cervejeiros

A evolução do 'Cucabol'

O segredo para evitar quedas na melhor idade