Rolê: 3 erros para não cometer na hora de levar seu pet para passear

Vai levar o cãozinho para passear? Confira essas dicas! O post Rolê: 3 erros para não cometer na hora de levar seu pet para passear apareceu primeiro em Metrópoles.

Rolê: 3 erros para não cometer na hora de levar seu pet para passear
redutea
banner redutea
banner redutea


Sair para passear com o cachorro é uma tarefa fundamental para que o pet possa gastar energia física e mental. E, como você sabe, estes gastos são muito importantes para que o cão consiga ter uma qualidade de vida digna e equilibrada. Só que simplesmente pegar o cachorro, colocar a coleira e sair, não é o melhor caminho.

Se você quer sair para passear com o cachorro mas não sabe quais são os melhores modos de fazer isso, no artigo de hoje, você vai saber exatamente o que não fazer para realizar esta atividade! Afinal de contas, esta é uma atividade muito importante para eles. Ela ajuda a gastar e canalizar energia de maneiras inteligentes.
Só que isto somente vai ser efetivo, caso você faça da forma certa. E estes aqui são os principais erros que você pode cometer durante os passeios. Veja:
  1. Sair com o cachorro agitado;
  2. Passear em horários muito quentes;
  3. Não saia sem tempo para passear com o cão;
  4. Usar uma coleira inadequada – Como os enforcadores;

Falaremos especificamente sobre cada um destes erros a partir de agora. Continue lendo para entendê-los!

Sair com o cachorro agitado

O seu cachorro fica enlouquecido quando percebe que você está pegando a guia para passear? Se isto acontece, saiba que o seu cão não é único. Na verdade, a grande maioria dos cachorros têm este tipo de comportamento, pois eles ficam eufóricos em saber que vão fazer algo que gostam, que é passear.

Só que se você sair com o cachorro agitado desta forma, as chances de o passeio não ser de qualidade são muito grandes. Afinal, quando o cão está agitado, ele tende a não respeitar comandos e, por isso, pode facilmente não ter um bom comportamento na rua.

Portanto, quando você pegar a coleira para passear, certifique-se de que o animal se acalme. Pegue a guia, deixe em cima do sofá, faça outra coisa e, somente depois que ele se acalmar, saia para passear.

Passear em horários muito quentes

Sair para passear com o cachorro em horários muito quentes é um verdadeiro problema. O cachorro pode queimar as patinhas na calçada e ele pode ficar bastante desconfortável – principalmente se não houver água disponível em abundância.

Portanto, evite os horários em que o sol está muito centralizado. Opte por passear com o cachorro de manhã, antes das 10h, ou de tarde, após  às 16h. Leia este artigo com algumas dicas importantes para um passeio saudável: Passeio com Cachorro – Cuidados e Benefícios

Não saia sem tempo para passear com o cão

Muitos tutores têm a vida corrida e cheia de compromissos. Só que, se você tem um cão, saiba que ele não liga pra isso. Ou seja, você não pode adotar um animal e achar que ele é um objeto que vai ficar totalmente estático quando você quer que ele fique. Então, se você quer ter um cachorro, saiba que vai precisar dedicar bastante tempo do dia para passeios e brincadeiras.

Sair para passear com tempo limitado e ter que voltar logo pra casa é bastante pejorativo para o desenvolvimento do animal. Afinal, ele precisa farejar, precisa respirar e precisa gastar energia suficiente para chegar em casa e se sentir bem. Se você sair para passear e o cão não gastar toda energia, ele pode adotar comportamentos negativos dentro de casa, como roer móveis ou chinelos.

Usar uma coleira inadequada – Como os enforcadores

E por fim, um erro muito básico que faz os passeios com seu cão não serem de qualidade, é o uso incorreto da coleira guia. Se você utilizar uma guia que não seja a melhor opção para o passeio, o cão vai ficar desconfortável e pode desenvolver medo da atividade. As coleiras enforcadoras, por mais que geram confiança e segurança para o tutor, não devem ser utilizadas.

Elas apertam o pescoço do cachorro e machucam. E você não quer que seu cão se machuque, não é mesmo? O ato de o cachorro puxar a guia ou não, está totalmente condicionado com o adestramento dele, e não com o tipo da coleira.

Cuide do seu dog e bom passeio!

Leia a matéria completa no Portal do Dog.
O post Rolê: 3 erros para não cometer na hora de levar seu pet para passear apareceu primeiro em Metrópoles.

LEIA TAMBÉM:

Super receita: Carpaccio de camarão com purê de manjericão e coulis de manga

Witbier: Uma belga que é a cara do Brasil!

A bermuda se torna item chave no seu armário

Como prevenir a dor lombar

Projeções crescentes de inflação, e agora?

Evitando os erros na assistência

Os 10 super alimentos!

Desmistificando a catarata