Adotar uma boa postura ao volante é um básico que todos os condutores devem saber, pois nos ajudará a saber reagir adequadamente a qualquer imprevisto ou mesmo evitar possíveis lesões em caso de acidente. Quando você chegar ao volante, adapte a posição de direção para se adequar a você. Os braços levemente dobrados são um sinal de que a distância do assento ao volante está correta. E o encosto ideal a inclinação deve ser quase vertical.
Para adotar a posição de direção ideal, a primeira coisa a fazer será ajustar o assento longitudinalmente, para o qual você deve ser capaz de pressionar totalmente a embreagem confortavelmente, mantendo a perna esquerda semiflexionada (ângulo de aproximadamente 120 graus), e se o carro é automático tomando como referência a perna direita e o pedal do freio. Em relação à altura do banco, o ideal é que os olhos fiquem na metade do para-brisa.
Recomenda-se, então, adotar uma inclinação do encosto quase vertical, pois uma inclinação muito excessiva dificulta a rápida movimentação dos braços para girar o volante e também favorece o efeito subaquático, fazendo com que o corpo deslize sob o cinto de segurança em caso de acidente, além de aumentar as chances de dores na coluna.
Em relação ao volante, recomenda-se manter as mãos na posição do relógio de “dez e dez”, embora alguns motoristas tendam a estar mais perto das “nove e quinze”. Porém, nesta posição os braços devem estar semiflexionados, formando um ângulo de aproximadamente 90 graus, e ao girá-los não deve haver dificuldade. Assim, outra referência a levar em consideração para verificar se o volante está no lugar é que com as costas totalmente presas ao encosto, estenda o braço direito, de modo que o pulso fique no aro do volante na posição de 12 horas do relógio.
Com tudo isso ajustado, agora é hora de ajustar o encosto de cabeça, de forma que a cabeça fique centrada sobre ele e a cerca de 4 ou 5 cm de distância, não deve passar por cima, pois sua principal missão é evitar o traumatismo cervical, e não conforto. Além disso, ajuste a altura do cinto se seu carro oferecer esse ajuste.
Finalmente, é hora de posicionar corretamente os espelhos: o espelho interno deve permitir uma visão completa (ou tanto quanto possível) do vidro traseiro, de modo que fiquem centrados, enquanto os espelhos externos devem estar o mais abertos possível, exibindo uma pequena parte deles, da asa traseira do carro. Assim, eles serão regulados corretamente se ao ultrapassar um carro, você o vir primeiro pelo retrovisor interno e quando ele desaparecer, aparecer no retrovisor externo. O ajuste dos espelhos é fundamental para que a movimentação da coluna cervical seja menor que a movimentação ocular.
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