Nos atribulados dias dos grandes centros urbanos, avistar uma Maria Fumaça virou cena quase impossível. Pode ter sido em um filme, em uma novela de época ou até escutando uma música, mas com certeza você já ouviu aquele barulho estridente do apito do trem que se mistura com a fumaça que sai da locomotiva ao partir de uma estação, a cena é surpreendente.
Cena que se transformou em realidade em algumas das cidades históricas ao longo da Estrada Real, como por exemplo, no trajeto de Ouro Preto a Mariana e São João del-Rei a Tiradentes. Possibilitando o turista vivenciar um passeio numa legítima Maria Fumaça como era há 100 anos. Mas o passeio não fica restrito apenas a essas duas cidades. O turista vai poder vivenciar essa experiência inesquecível nos trens entre as cidades de São Lourenço a Soledade de Minas, Passa Quatro a Coronel Fulgêncio.
A Maria Fumaça de São João Del Rei a Tiradentes leva os turistas algumas das belas paisagens do Campo das Vertentes de Minas, como fazendas centenárias, o traçado sinuoso do Rio das Mortes e uma flora diversificada. Os 12 quilômetros que separam as duas cidades históricas são percorridos por quatro locomotivas, que já fizeram milhares de viagens. Mas, uma delas, batizada de Locomotiva 22, completou 113 anos de atividade, sendo uma das mais antigas que ainda percorrem os trilhos do país.
O trajeto dura 35 minutos, tempo suficiente para que, numa volta ao passado, o bilheteiro percorra todos os vagões e confira os tíquetes dos passageiros. Como nos velhos tempos, cada passagem é marcada pelo pequeno furador.
Os passeios ocorrem às sextas, sábados, domingos e feriados nacionais e é operada pela empresa VLI, com saídas de São João Del Rey e Tiradentes.
Maria Fumaça Tiradentes – Daniel Cerqueira
A viagem de Maria Fumaça de Ouro Preto a Mariana dura cerca de 1 hora e 10 minutos, uma vez que a Maria Fumaça percorre o trajeto com velocidade média de 20 km/h. Assim é possível aproveitar detalhes da riqueza natural e histórica que caracterizam o trecho ferroviário que liga Ouro Preto a Mariana.
Com composição de duas locomotivas a vapor e cinco vagões de passageiros, sendo um deles panorâmico, comporta 292 pessoas por viagem e todos foram revitalizados em 2006, conservando as suas características originais.
O trem, que teve papel fundamental no desenvolvimento de Mariana, Ouro Preto e região em tempos remotos, agora, tem o papel de transportar os turistas e os moradores da região, a vivenciar a nostalgia de ouvir os apitos longos da Maria Fumaça ou mesmo contemplar a paisagem em um dos seus vagões.
A linha férrea entre Ouro Preto e Mariana começou a ser construída em 1883, com 18 km de extensão e é operada pela empresa Vale desde 2006, atualmente devido a Medida preventiva ao Coronavírus, os passeios estão suspensos, sem previsão para o retorno das atividades.
O Trem das Águas, que liga São Lourenço a Soledade de Minas, tem sua viagem com 2 horas de duração (ida e volta), e é tracionado por uma autêntica Locomotiva a vapor Bawduin de 1929. O percurso segue as margens do Rio Verde e em Soledade é feita uma parada de 20 minutos, onde o turista pode visitar uma feirinha de artesanato.
O trem das águas traz vários vagões em madeira, totalmente restaurados, com vidros decorados, pisos e lustres brilhantes. Com 80 lugares em cada vagão, o trem parte da estação de São Lourenço com, em média, 400 passageiros.
Além de ser uma viagem nostálgica, que traz o romantismo dos antigos passeios de trem de passageiros, também traz um show de violeiros que, de vagão em vagão, anima os passageiros com as mais belas canções do folclore mineiro.
Operada pela ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, os passeios ocorrem nos sábados, domingos e feriados nacionais.
O Trem da Serra da Mantiqueira em Passa Quatro possui 12 km de diversão e nostalgia, com duas horas de duração. Partindo da Estação Central de Passa Quatro até a estação Coronel Fulgêncio, com uma parada na Estação do Manacá, onde se pode comprar artesanato e doces caseiros. Utilizando locomotivas a vapor e carros de passageiros originários de diversas ferrovias antigas, que foram revitalizados.
O passeio inicia-se na Estação de Passa Quatro passando pela estação de Manacá e chegando até a estação de Coronel Fulgêncio, à frente do túnel ferroviário que passa sob a Serra da Mantiqueira, divisa dos Estados de Minas Gerais e São Paulo, onde a memorável batalha entre os dois estados foi travada com presença de JK.
O cenário é deslumbrante: uma floresta de Mata Atlântica e muitas montanhas, vales, riachos e história. Viagem embalada por uma dupla de violeiros.
Esse passeio também é operado pela ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, aos sábados, domingos e feriados nacionais.
E temos uma virada no roteiro para aqueles que gostam de um passeio de trem, porém um pouco mais moderno.
O único trem que ainda funciona como meio de transporte de passageiros, liga Belo Horizonte e Vitória. O Trem de Passageiros Estrada de Ferro Vitória Minas passa por quatro cidades da Estrada Real, Barão de Cocais, Rio Piracicaba, João Monlevade e Itabira, e é considerado o trecho mais bonito das 13 horas de viagem.
Com saídas todos os dias às 7h, um trem parte de Cariacica, na região metropolitana de Vitória, Espírito Santo, e chega a Belo Horizonte, Minas Gerais, por volta de 20h10; no sentido inverso, um trem parte da capital mineira às 7h30 e encerra a viagem às 20h30. Operado pela empresa Vale, no trem, há um carro que funciona como lanchonete, outro para restaurante, carro exclusivo para cadeirantes e ar-condicionado em toda composição.
Seja qual for o meio de transporte utilizado, a Estrada Real te espera. No nosso próximo encontro vamos emergir na história, na cultura e arte encontradas nos Museus ao longo da Estrada Real! Estrada Real: Uma estrada, seu destino!
Trem da Vale – Passageiros2 – Acervo Vale