Com 3 produções nesta 49º Campanha de Popularização do Teatro e Dança, o Grupo de Teatro FAOS prossegue no seu ideal de oferecer ao público infantil o melhor que as estórias do passado proporcionam, em adaptações que respeitam a essência da mensagem primordial das mesmas.
Jojô e Palito são personagens criados por Joselma Luchini, vividos originalmente por Olavino Marçal (Palito) e pela própria Joselma (Jojô). Desde 1992, os espetáculos tiveram o foco em tornar as experiências do público alimentadas por inspirações de pedagogia robusta, despretensiosa ao ponto de educar com brincadeiras a alma das crianças – e por que não? Dos adultos, também! – que os assistiam.
Além dos “As Cigarras e as Formigas” (apresentações encerradas) e “As Oliveiras e os Sete Gatinhos” (vide programação), a Campanha terá “Jojô e Palito em: O Mágico de Oz”, com a direção de Jordana Luchini (filha de Joselma) baseada no livro de L. Frank Baum (1856-1919).
Jordana elucida sobre a existência de um repertório corrente e constante utilizado pelo Grupo FAOS, que consiste de textos cujas autorias variadas ainda assim refletem a intenção do grupo em utilizar a arte como método para educar e estimular a alegria consciente e os sentimentos nobres – o que se depreende tendo como base muitos dos trabalhos se basearem em fábulas (Esopo) . Todavia, mesmo que sejam obras conhecidas e populares, todas as encenações respeitam o processo costumeiro de abordagem dos profissionais envolvidos a fim de que o trabalho seja qualificado e justificado como excelente!
Ela diz: “Assim como ‘As Cigarras e as Formigas’, a gente veio de um processo de audição, ensaios… refazer essa montagem; o que a gente chama de ‘remontagem’. (…) ‘O Mágico de Oz’ (ele) vem lá dos anos (já) 2000 pro grupo. Já foi apresentado (sempre, muitas vezes) com muito, muito sucesso! (…) Apesar do processo ser sempre desafiador (…) é uma direção muito leve e que traz pra gente atores novos, artistas que valem a pena a gente conhecer…”
A propósito da segunda peça do Grupo – “Jojô e Palito em: As Oliveiras e os Sete Gatinhos” –, ainda em cartaz na Campanha, a diretora e autora Joselma Luchini comenta:
“Nós lançamos também o livro da minha autoria (…) na Bienal do Livro. E ‘Os Sete Gatinhos’ vem completando uma série de espetáculos que a gente trabalha (que é) sempre procurando educar através do teatro. (…) Vai falar muito sobre a amizade, sobre ajudar o próximo…!”
Joselma dirige e atua nesta peça, dando ênfase ao tema deste trabalho em relação às circunstâncias que se apresentam ao longo do espetáculo e situação na qual se encontra um dos gatinhos: “É uma situação de amizade, amor – companheirismo!”
O leitor e a leitora poderão conferir Jojô e Palito no Espaço Cultural Luchini.
Para mais informações sobre datas e horários e aquisição de ingressos:
https://www.vaaoteatromg.com.br/detalhe-peca/belo-horizonte/jojo-e-palito-em-o-magico-de-oz
https://www.instagram.com/jojoepalito/
https://www.jojoepalito.com.br/
Tiago Boson
Multi-instrumentista autodidata, compositor, professor de música, pintor, ilustrador, escritor/poeta (não publicado).
E-mail: bosontiago@gmail.com
Instagram: @tiagoboson