A Estrada Real, formada pelos quatro caminhos, permite que o turista percorra a rota de carro, moto, bicicleta, a pé ou a cavalo.
Por isso preparamos algumas dicas para que os viajantes da Estrada Real possam aproveitar ao máximo as variedades culturais, naturais, gastronômicas e patrimoniais dos seus mais de1.600 km.
O que levar:
- Lanche e água para o dia de pedalada, caminhada e cavalgada.
- Agasalhos, principalmente no inverno.
- Capa de chuva, principalmente entre setembro a março. Leve, também, capa para sua mochila em épocas de chuva.
- Capacetes para os cicloturistas e cavaleiros.
- Equipamento reserva para a bicicleta
- Recipientes de água.
- Equipe a bicicleta com recipientes de água ou leve mochila de hidratação.
- Calçado próprio para caminhadas.
- Materiais de primeiros socorros. Gaze, bandagens, povidine e micropore.
- Repelente.
- Boné, protetor solar e óculos escuros.
- Canivete ou faca.
Planeje-se:
- Reserve hotel e pousadas, principalmente em épocas de feriados ou férias escolares.
- Estude o percurso antes. Uma vez que a Estrada Real não é a ligação mais direta entre as cidades, é aconselhável estudar o roteiro, dia a dia, analisando bem os mapas, planilhas e planos altimétricos.
- Nível de dificuldade. Não é necessário ser atleta para percorrer a Estrada Real, pois o grau de dificuldade não é muito alto, mas é necessário estar em boa forma física e acostumado a andar várias horas seguidas de bicicleta, caminhando ou cavalgando.
- Vale a pena fazer os Caminhos com calma aproveitando-os bem. Sugerimos que o cicloturista faça um trecho por dia, percorrendo em média 50 km, o caminhante 15 km por dia e o cavaleiro 30 km por dia.
- As barrigueiras e os estribos deverão ser reajustados com o cavaleiro já montado, garantido que estejam suficientemente firmes.
- Deixe sempre alguém ciente de sua viagem, locais e horários visitados.
Clima:
O período das chuvas na região da Estrada Real é entre outubro a março, principalmente entre dezembro a janeiro. Como a Estrada Real corta regiões de climas bem diferentes, como o caso do sul de minas, que faz muito frio no inverno ou a região de Diamantina que faz muito calor no verão, é sempre aconselhável planejar bem a data da viagem para levar o vestuário correto.
Tempo necessário:
Para os viajantes que pretende fazer um dos Caminhos da Estrada Real de uma vez só, com tempo suficiente para curtir as inúmeras opções que a região oferece o tempo médio para cada caminho é:
- Caminho dos Diamantes: Bicicleta: 8 dias / Caminhando: 27 dias / Moto e Carro 4×4: 4 dias / Cavalo: 14 dias
- Caminho Velho: Bicicleta: 15 dias / Caminhando: 48 dias / Moto e Carro 4×4: 8 dias / Cavalo: 24 dias
- Caminho Novo: Bicicleta: 11 dias / Caminhando: 35 dias / Moto e Carro 4×4: 6 dias / Cavalo: 18 dias
- Caminho do Sabarabuçu: Bicicleta: 4 dias / Caminhando: 11 dias / Moto e Carro 4×4: 2 dias / Cavalo: 6 dias
Lembrando que essa média é baseada num cálculo que cada modalidade faz por dia, usando como padrão uma pessoa que tenha um preparo físico e esteja acostumada a pedalar, caminhar, dirigir ou cavalgar várias horas seguidas.
O importante é cada viajante moldar a sua viagem de acordo com a sua necessidade e vontade. Estrada Real: Uma estrada, seu destino!
Bota Estrada Real – Crédito Rodrigo Azevedo