Seja para abrir o apetite, para degustar com calma, ou, ainda, para misturar e fazer drinks, a cachaça está entre as bebidas mais consumidas pelos brasileiros. A birita faz parte da história do país e está presente em quase toda esquina do destino de viagem. Hoje (13/9), comemora-se o Dia Nacional da Cachaça. Para festejar a data, o conheça cinco destinos para os amantes da bebida apreciarem uma boa “marvada”.
De acordo com o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), a aguardente gera um lucro de US$ 15,61 milhões anualmente e existem mais de mil produtores no país. Não à toa, regiões como Ouro Preto (MG), Atibaia (SP) e Paraty (RJ) se destacam na fabricação do “goró”. Por lá, desbravar a água que passarinho não bebe garante uma ressaca de cultura. Afinal, é possível acompanhar todo o processo de fabricação da bebida.
A data
A data é uma iniciativa do Ibrac, de 2009. O dia 13 de setembro foi quando a cachaça foi oficialmente liberada para a fabricação e venda no Brasil, em 1661. Por isso, o Dia Nacional da Cachaça busca o reconhecimento e a valorização da bebida como produto típico e símbolo nacional.
A legalização só foi possível após uma revolta popular (Revolta da Cachaça), no Rio de Janeiro. O movimento era contra as imposições da Coroa Portuguesa, que pretendia substituir a bebida pela aguardente típica de Portugal.
Confira cinco destinos que combinam com uma cachaça da boa:
Canela, Rio Grande do Sul
O frio do Rio Grande do Sul pede uma bebida quente, e a cachaça atende. Assim, os alambiques – aparelho utilizado para a produção de bebidas – espalhados pelo estado atraem muitos turistas, tanto pela destilação quanto pela oportunidade de visitação. Em Canela, além de os visitantes poderem ser guiados por todos os processos de produção da “danada”, contam com restaurantes, empório e até parque ecológico. Uma boa opção de hospedagem na região é a pousada Pinheiros do Caracol.
Bonito, Mato Grosso do Sul
Bonito (MS) não se destaca só pelo ecoturismo. Quando o assunto é cachaça, a Fábrica de Encantos Taboa chama a atenção de qualquer viajante. Quem visita a propriedade pode fazer um tour e acompanhar toda a etapa da produção e destilação da bebida. E o melhor fica para o fim, em que ocorre a degustação. Para se instalar bem na cidade, a pousada Girassol se destaca pelos serviços de atendimento, estrutura e lazer.
Ouro Preto, Minas Gerais
Uma das boas opções de passeio em Ouro Preto (MG) é a Cachaçaria Milagre de Minas. Ela é reconhecida no estado pela qualidade excepcional das “branquinhas” e conta com mais de cem rótulos de cachaça. Uma boa dica de hospedagem no município é a casa Dlourdes.
Atibaia, São Paulo
Em Atibaia, interior de São Paulo, a Fazenda Paraíso é uma ótima opção para quem quer degustar bebidas artesanais e conhecer a produção delas. O visitante pode acompanhar desde a moagem até o envelhecimento, além de curtir a natureza e o som dos violeiros da Fazenda. Antes do passeio, recomenda-se fazer o check-in no resort Bourbon.
Paraty, Rio de Janeiro
Paraty (RJ) se tornou um lugar importante para a produção de cachaça. A cidade contempla alambiques com bebidas de alto nível. As cachaças Pedra Branca, Paratiana, Coqueiro, Corisco e Engenho d’Ouro se destacam. Antes de dar início às rotas, vale a pena se acomodar na pousada Literária de Paraty.
O post Dia da Cachaça: saiba onde apreciar o etílico e ter ressaca de cultura apareceu em Metrópoles.
LEIA TAMBÉM:
O que fazer para reduzir as dores menstruais
Coluna Squadra Celeste: Síndrome do empate
Hoje é 7 de Setembro. Dia de confusão
Cerveja Puro Malte – Entenda e Beba Melhor
O que fazer quando o estresse e a ansiedade te perseguem?
Coluna Alma Alvinegra: Acorda Galo, querem nos tirar as glórias na mão grande