Quem disse que frio não combina com cerveja?

Quem disse que frio não combina com cerveja?
redutea
banner redutea
banner redutea


E aí Lupulados e Lupulados? Vamos sextar? Mas o inverno chegou e com ele as baixas temperaturas, que de primeira podem até pedir que você deixe nosso liquido sagrado de lado e faça a opção por bebidas mais quentes, certo? Errado! Já pensou que estamos exatamente na numa época super propícia do ano que você testar e experimentar novos sabores e rótulos, optando por estilos de cervejas propicias para o inverno.
Sabemos que a Pilsen, ou melhor, American Light Lager (Link Materia Pilsen) é a preferida dos brasileiros e dominam os bares, mas já pensou em conhecer o diferente. Em dias mais frios você pode manter seu copo cheio, desde que faça a escolha mais adequada. Essa época do ano pede cervejas de teor alcoólico mais elevado – que realmente trazem a sensação de aquecimento – e sabores mais intensos e complexos, como uma Stout, Tripel e Barley Wine, por exemplo.

Para ajudar na escolha dos melhores estilos para esta época do ano, vão aqui algumas dicas: o primeiro deles é o teor alcoólico da cerveja. Cervejas com teor alcoólico acima de 6,0% ABV vão propiciar maior sensação de aquecimento e conforto, parecido com o que percebemos ao beber um vinho, por exemplo. Um segundo ponto importante são cervejas que possuem o corpo mais elevado. Quando falamos corpo, estamos falando da textura e viscosidade que são associadas ao tato de sua boca com a cerveja. Cervejas mais encorpadas vão trazer também a sensação de conforto e aumentar a carga sensorial, logo, sabores mais intensos.

Por fim, uma última dica, não menos importante está relacionada a temperatura da cerveja. É muito comum entendermos que toda cerveja deve ser apreciada estupidamente gelada e em temperaturas próximas zero. Isso não vale para cervejas típicas da estação. O ideal é que esses estilos sejam consumidos em temperaturas que podem variar entre 7 e 12 graus.

E quais estilos e rótulos de cerveja se enquadram nesse perfil? Claro que teríamos dicas do nosso beersommelier. Aqui vai alguns estilos que gosto bastante e alguns rótulos mais fáceis de encontrar no mercado:

- Russian Imperial Stout – Talvez a maior referencia da estação, a Russian Imperial Stout é um dos estilos mais alcoólicos do mercado, corpo extremamente intenso e baixo drinkability. Em grande parte das marcas temos em seu aroma notas de café ou baunilha. Duas marcas que são bem fieis ao estilo e de fácil acesso é a Wals Petroleum  (@walscervejas) e a Remorso, da linha Expressionista da Krug Bier (@krugbier).

- Imperial IPA – A cervejas IPAs possuem uma grande variação, podendo ter cervejas refrescantes e de baixo teor alcoólico, mas também tem a Imperial IPA, que mantêm o amargor em primeiro, possui o aroma característico do lúpulo, mas possui uma potência maior no álcool, com algumas versões que até passam de 10% ABV, é bastante encorpada e bem complexa. Um belo exemplo é a Perigosa da Bodebrown (@bodebrown) ou a Vixnu, da Colorado (@cervejariacolocardo), ambas facilmente encontrada nas gondolas do supermercado. 

- Quadruppel – Das minhas prediletas, as cervejas do estilo Quadruppel são geralmente mais maltadas, adocicadas, lembrando ameixa seca e uva passa e seu teor alcoólico pode variar entre 10% e até 14%. Se quiser harmonizar com um fondue (principalmente queijo) ou caldos, não ira se arrepender. Temos duas opções que certamente podem caber no bolso: o ícone trapista (relembre clicando aqui) La Trappe (@latrappe_nl) você vai encontrar em versões de 750ml e 330ml e a Wals também possui uma versão em 330ml que é muito saborosa.

Enfim, o frio definitivamente não é mais desculpa para ficar longe de uma cerveja. É só escolher a opção que combina mais com você e Cheers!

LEIA TAMBÉM:

Vacinação não é uma competição, mas sua velocidade salva vidas!

O que você precisa saber sobre o vilão: SALTO ALTO

O que está acontecendo com o Galo?

Desvarios do Judiciário – Os novos imperadores

Âncora ou Impulsor? O poder do seu parceiro(a) na sua carreira

O nascimento de um pai

Ceratocone tem tratamento: técnicas avançadas permitem conforto e reabilitação visual

Carrossel de emoções

BH teve com quem contar na pandemia. E não foi a PBH

Heineken Experience – Um Paraíso Cervejeiro em Amsterdã