- Manter uma boa postura
Na correria do dia-a-dia acabamos relaxando com a postura em casa, no trabalho ou em nossos momentos de lazer. Doses diárias de má postura, podem ocasionar problemas e dor na coluna em pouco tempo. Manter uma postura adequada é fundamental.
- Cuide da sua posição na hora de dormir
Uma noite de sono satisfatória é fundamental. É no momento do sono, que as estruturas ósseas, articulares, ligamentares e neurológicas podem descansar e se recuperar de um dia intenso suportando toda a estrutura da coluna vertebral. Procure dormir na posição de lado (com o auxílio de dois travesseiros: um para a cabeça e o outro entre os joelhos) ou de barriga para cima (com um travesseiro embaixo dos joelhos).
- Praticar exercícios físicos regularmente
A prática regular de exercícios é fundamental para manter o tônus da musculatura que é responsável pela sustentação da coluna, como também para evitar lesões ósseas e articulares. Exercícios direcionados ao trabalho de estabilização da coluna, são os pilares para manutenção de uma coluna saudável. Além disso, a prática de exercícios regulares é importante para manter uma boa capacidade cardio-respiratória.
- Mantenha uma alimentação saudável
É fundamental manter uma alimentação balanceada. Uma coluna saudável não está relacionada apenas à exercícios físicos e postura. Alguns nutrientes essenciais para os ossos, ligamentos, músculos, discos e nervos estão presentes em alimentos frescos, frutas, verduras e proteínas de alto valor biológico. Sempre busque a orientação nutricional de um profissional capacitado.
- Cuide do seu peso
Grande parte das doenças degenerativas da coluna vertebral, estão associadas ao aumento de peso corporal. Quilos adicionais, afetam diretamente a coluna e ocasionam sobrecarga nos discos intervertebrais. A mudança no centro de gravidade, produzida pelo excesso de peso, também é a responsável por alterar o alinhamento normal da coluna. Alguns indivíduos, conseguem alívio dos sintomas dolorosos apenas com a redução do peso corporal.
- Controle do Tabagismo
O cigarro contém substâncias químicas que reduzem a chegada de nutrientes aos ossos e discos intervertebrais. A nicotina prejudica o fluxo de sangue na micro-circulação, fazendo com que as vértebras de indivíduos tabagistas sejam mais susceptíveis à osteoporose e fraturas, além dos discos sofrerem um desgaste mais acelerado.
- Controle seu estresse
Geralmente, os processos dolorosos tem um aumento significativo na presença de estresse. Os locais mais acometidos pela dor são a coluna cervical e coluna lombar. O estresse aumenta a contratura da musculatura relacionada a coluna e libera mediadores químicos que aumentam a sensibilidade à dor.
Balanço parcial da CPI da COVID – O Caldeirão do Vírus
Imóvel ou fundo imobiliário? Como investir nesse mercado?
5 dicas para manter a saúde e perder peso
Um prato com a cara de Minas: Paella Mineira
Conheça Brewdog – A cervejaria queridinha do nosso Beersommelier
Redução mamária com inclusão de prótese
Tendências do passado estão em alta em 2021
7 dicas para uma melhor qualidade de vida na terceira idade